AVR CHIP Programmer DIY.

Programador Programador akanerd.com
Se, tal como eu, está "viciado" em projetos com chips AVR/Arduino, com certeza já percebeu que comprar uma placa (por exemplo, uma placa Arduino Uno) para cada projeto acaba por sair bastante caro. A alternativa é comprar os micro-controladores avulso, que podem ficar por um valor à volta dos 2€ (no caso do Arduino Uno) dependendo da quantidade que se compra. A melhor hipótese aqui é comprar a um dos grandes distribuidores mundiais de componentes eletrónicos. Os portes de envio podem ser um problema, mas a maior parte deles envia gratuitamente se a encomenda for superior a um determinado valor.
Uma boa ideia é registar-se em alguns fóruns de electrónica em que se organizam compras coletivas, tornando mais fácil atingir o valor de encomenda que torna os portes gratuitos, ou, mesmo a pagar permite que o custo seja diluido pelos vários intervenientes na compra tornando o custo dos portes desprezável. A somar ao custo dos microcontroladores terá de se somar o custo  de cristais e condensadores, que são os componentes mínimos necessários para fazer o ucontrolador funcionar. Led's, resistências e botões de pressão podem também ser úteis. O melhor é comprar os micros sem bootloader pois são mais baratos, sendo que tal, implica "queimar" o bootloader nós próprios (Tal não é difícil mas será abordado num artigo próximo). Dito isto, resta apenas mostrar a placa em funcionamento:
 
 

DIY AVR Programmer from AKA NERD on Vimeo.

Nota: Este projecto, já não faz sentido, uma vez que (felizmente) o preço dos dos clones de arduinos (e outros?) desceu de tal maneira que se consegue a board completa e até já com cabo USB  por 6€ ou até menos. Continua no entanto um projecto interessante do ponto de vista da aprendizagem. (editado em 2014)
"akanerd"
"akanerd"
"Administrador"
""
 
akanerd

O administrador!
Pessoa extremamente inteligente, possui o dom da ubiquidade.

Login to post comments

Subscreva a Newsletter

maker.akanerd.com

    • Neste site, procura-se documentar alguns projectos do seu mentor, projectos esses, relacionados com áreas como a electrónica, a automação industrial, a informática, desenvolvimento web, sistemas operativos e redes de computadores, entre outros. Conta também com uma área educacional (akanerdemy), onde se apresentam video tutorias nas referidas áreas.